A Biodanza

foto006

A Biodanza é um poderoso agente de transformação e de resgate dos valores essenciais da vida. É um sistema de integração afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções originárias de vida, baseada em vivências induzidas pela dança, canto e situações de encontro de grupo. É recomendada para todas as faixas etárias.
A Biodanza inspirou-se nas origens mais primitivas da dança. Utiliza-se da música, do movimento e da emoção para desenvolver as potencialidades do ser humano: Vitalidade, Sexualidade, Criatividade, Afetividade, e Transcendência. Resgata em cada um a sua própria dança, a sua própria maneira de viver e de ser e de se conectar com a alegria de viver.

 

A proposta da Biodanza é restabelecer o conceito original de dança na sua mais ampla acepção, como movimento natural pleno de significado, e com o poder de induzir transformações na existência.
Cada participante está convidado a descobrir as próprias respostas vitais e a conduzir sua forma de expressão e de ação reforçando seu desenvolvimento, equilíbrio orgânico e existencial.
Ao som da música e conforme a proposição, as pessoas movem-se no seu ritmo. Cada um dança (desenvolvendo ritmo, coordenação, flexibilidade, elasticidade, harmonia de movimentos, etc.) dentro dos limites possíveis para aquele momento. Com isso aumenta o vínculo da pessoa consigo mesma e com o(s) outro (s) e o nível de satisfação e confiança em si mesma.
Benefícios

Bases Conceituais 

A base conceitual de Biodanza provém de uma meditação sobre a vida, do desejo de renascer.
A Biodanza é um sistema criado por Rolando Toro Arañeda, que se fundamenta nas Ciências da vida: Antropologia, Biologia, Ecologia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, etc.
Biodanza utiliza uma metodologia vivencial, dando ênfase à experiência vivida, mais que à informação verbal, e que favorece à transformação interna, sem a intervenção dos processos mentais de repressão.
O Princípio Biocêntrico e a Biodanza

O Princípio Biocêntrico tem como ponto de partida a vivência de um universo organizado em função da vida.
Tudo aquilo que existe: elementos, estrelas, plantas, animais e humanos que compõem um Sistema vivente maior. O Princípio Biocêntrico situa o respeito pela vida como centro e ponto de partida de todas as disciplinas e comportamentos humanos.
O Princípio Biocêntrico consiste numa proposta de reformulação de nossos valores culturais que toma como referencial o respeito pela vida. Coloca seu interesse em um universo compreendido como um sistema vivente de grande complexidade.
Todas as ações de Biodanza se orientam, em ressonância, com o fenômeno profundo e comovedor da vida, e em coerência com o Princípio Biocêntrico. Também consiste em uma proposta de potencialização da vida, de expressão de seus poderes evolutivos, e de reformulação de nossos valores culturais, tomando como referencial o respeito pela vida. Biodanza é uma poética do vivente, fundada nas leis universais que conservam e permitem a evolução da vida.

Conheça e pratique

a Biodanza

A Biodanza é um poderoso agente de transformação e de resgate dos valores essenciais da vida. É um sistema de integração afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem...

Bt Mais