Educação Biocêntrica

foto004

Rolando Toro 

 

Rolando Toro Araneda, fundador da Biodanza, é psicólogo, antropólogo, poeta e pintor chileno. Nasceu em Concepción (Chile) em 19 de abril de 1924, faleceu em 16 de fevereiro de 2010.
Após muitos estudos, desenvolveu a teoria da Biodanza e concluiu que a Biodanza é aplicável a todos, “especialmente para os enfermos desta nossa civilização, que tem dificuldade de contato com o próximo, de comunicação, problemas familiares e que precisa resgatar a sua expressão criativa e genuína.” Também afirma que “A música é excelente para isso, porque não passa pelo mental, vai direto ao emocional”.

 

Rolando Toro introduziu a Biodanza no Brasil em 1976 onde morou até 1989.

 

Segundo Rolando a Biodanza é um  “Sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizado das funções originárias da vida. Sua metodologia consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações de encontro em grupo”.

 

Educação Biocêntrica
 

Educação Biocêntrica, criada por Rolando Toro,  é uma concepção completamente diferente da proposta por grandes pensadores da Educação no ocidente, tais como Maria Montessori, Piaget, Paulo Freire e outros.
Ela concebe um novo paradigma das Ciências Humanas – o “Princípio Biocêntrico” – e seu objetivo é a “conexão com a vida”. Sua metodologia é “a vivência”.
A Educação Biocêntrica não tem como prioridade a formação intelectual ou tecnológica, mas o “desenvolvimento de pautas internas para viver”. Utiliza como mediação o Sistema Biodanza através do qual se expressam os potenciais genéticos de vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência.
São fins da Educação Biocêntrica:
- o Cultivo da Afetividade
- a tomada de contato com a Própria Identidade
- o Cultivo da Expressividade e da Comunicação
- o Desenvolvimento da Sensibilidade Cenestésica
- a Percepção do Próprio Corpo e Destreza Motora
- a Aquisição da Aprendizagem Vivencial
- a Integração com a Natureza e Desenvolvimento da Consciência Ecológica
- o Desenvolvimento e Ampliação da Percepção
- a Expansão da Consciência Ética

 

 

Poema – Todos Somos Um 
 

A força que nos conduz
é a mesma que acende o sol
que anima os mares
e faz florescer as cerejeiras.
A força que nos move
é a mesma que estremece as sementes
com sua mensagem imemorial de vida.
A dança gera o destino
sob as mesmas leis que vinculam
a flor à brisa.
Sob o girassol de harmonia
todos somos um.  (Rolando Toro Araneda)

Conheça e pratique

a Biodanza

A Biodanza é um poderoso agente de transformação e de resgate dos valores essenciais da vida. É um sistema de integração afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem...

Bt Mais